Nada de personagens, fantasias ou grandes produções. É assim, de cara limpa, que o stand-up comedy faz cada vez mais sucesso no país. No Rio, ao menos seis espetáculos do gênero estão em cartaz, como “Comédia em pé”, “Hã?!” e “Lente de aumento”. Na sexta-feira, o paulista Danilo Gentili entrou para o grupo de espetáculos nos palcos cariocas, após estreiar no Teatro Leblon. Para Gentili, é o público jovem o responsável pelo “boom” do stand-up comedy.
– Acho que o público mais jovem cansou de ver na TV sempre as mesmas coisas, os mesmos bordões. Aí começou a procurar na internet outras opções, e acabou encontrando os nossos vídeos. O stand-up comedy é universal, mas quem nos descobriu foram os jovens – diz o humorista, destaque do programa CQC, da TV Bandeirantes.
Não é a toa que Gentili destaca a internet. É só digitar seu nome no YouTube, que aparecem mais de 800 vídeos. Quando a busca é por Rafinha Bastos, um dos precursores do formato no circuito paulistano, o resultado passa de mil. Os vídeos de Fábio Porchat, que está de volta aos palcos do Rio com a peça ‘Comédia em pé’, também são sucesso na rede. O gênero, criado na Inglaterra e muito praticado nos Estados Unidos, normalmente é executado por apenas um comediante, que escreve os textos e faz piada a partir de fatos do cotidiano.
– Acho que o sucesso é a identificação do público com as piadas. O que falo é universal. Falo de relacionamento, família, sociedade. A gente tem que ter habilidade para tirar o humor das coisas banais. Ser original sempre é o maior desafio, e a risada autêntica é nossa maior satisfação – comenta Gentili.

Mas o stand-up comedy pode ter algumas variações. Sucesso de público no Rio, o espetáculo “Nós na fita” é estrelado por uma dupla: Leandro Hassum e Marcius Melhem. O grupo Sindicato da Comédia normalmente conta com um humorista convidado. No espetáculo “Hã!?”, em cartaz no Teatro dos Quatro, o curitibano Diogo Portugal interpreta o office-boy Elvisley. Em “Dussek de quinta” e na peça “Riso solto”, o humor segue o tom de musical.

Fonte: O Globo

Confira o trabalho de Danilo Gentili. Divirta-se! 😉

Anúncios