Acabo de ler essa frase que já deve ter sido reproduzida por milhões de jovens em todas as redes sociais, e é com ela que eu começo este post.

Ontem a noite em meio ao programa especial de Dia das Crianças (muito bom por sinal) comecei a perceber o quanto o profissional Rafinha Bastos faz falta ao lado de Marcelo Tas no comando do resumo semanal de notícias. Este texto não tem como objetivo julgar se a piada que humorista e jornalista disse foi certa ou errada, mas analisar o retrospecto dele como apresentador do programa.

Em março de 2008 uma nova era de jornalismo se iniciou no Brasil, um jornalismo moleque do jeito que nós jovens sempre sonhamos em ter, longe do engessado Jornal Nacional ou do sensacionalista Balanço Geral. Esse jeito de chamar a atenção para assuntos sérios através do humor atraiu minhões de jovens que não se interessavam por política ou pelo buraco na sua rua que nunca era consertado, e muito dessa atração se deve ao trabalho de Rafinha Bastos.

Com um jeito brutamontes recheado de palavrões e coisas ditas no calor do momento, ele deixou o jornalismo mais gostoso e mais real. Falhas? Sim ele teve e muitas, assim como todos nós temos, mas na TV não pode não né? Todos devem ser perfeitos e fingir esse politicamente correto tão criticado por Danilo Gentili.

E ontem, ainda durante o programa, vem a divulgação do pedido de demissão de Rafinha. E eu pergunto caros leitores, quem perde com essa demissão? A própria Band.

Com essa atitude de afastá-lo por pressões comerciais, a Band mostrou que não acredita inteiramente nesse modelo de jornalismo moleque sem medo e sem rabo preso com ninguém, ao ceder as pressões de um recém-publicitário ( digo isso como publicitária) que tenta usar do poder que achar ter pela consagração como jogador e ter grandes amigos poderosos, pressões nada comerciais apenas para ceder a indignações pessoais. Ameaçar uma emissora de TV com perda de receita comercial foi mesmo um golpe de mestre, tocou na ferida de uma empresa que depende disso para sobreviver.

Mas aí vem a contra partida, com a saída de Rafinha Bastos o programa perdeu audiência que é uma das maiores da emissora. E que anunciante quer seus produtos em um programa que não dá audiência?

Enfim, só a Band perde.

E aos que se indignaram e crucificaram o humorista, só peço que usem toda essa indignação contra deputados, senadores e vereadores que estão usufruindo do seu dinheiro em ilhas paradisíacas, batendo seus carros de luxo que compraram com dinheiro público por estarem bêbados enquanto a presidente do país faz visitas a Europa e é ovacionada como se fosse uma celebridade.

A Band minhas lamentações por ceder a pressões comerciais.

Aos que discutem demais esse assunto, dando importância exagerada, pensem melhor em como o que perdem o seu tempo.

E a Rafinha Bastos minhas saudações e nos vemos em outro canal.